sábado, 1 de fevereiro de 2014

II Minas Comunica

     As regiões Metropolitana de Belo Horizonte e Central serão beneficiadas com a implantação de cobertura celular e de comunicação de dados. O “Minas Comunica II”, lançado dia 13 último, pelo governador Anastasia, vai levar os serviços para 150 distritos e atender a mais de 215 mil moradores. Na RMBH, são 15 distritos de 10 cidades (Brumadinho, Caeté, Pedro Leopoldo, Baldim, Jaboticatubas, Matozinhos, Lagoa Santa, Mateus Leme, Rio Manso e Sabará); e, na região Central, 136 distritos de 55 municípios (Alfredo Vasconcelos, Alvinópolis, Alvorada de Minas, Antônio Carlos, Antônio Dias, Barbacena, Belo Vale, Bonfim, Buenópolis, Conceição do Mato Dentro, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Cordisburgo, Corinto, Cristiano Otoni, Curvelo, Desterro de Entre Rios, Diamantina, Dionísio, Dom Joaquim, Dona Eusébia, Entre Rios de Minas, Felixlândia, Ferros, Itabira, Itaverava, Jeceaba, Jequitibá, Mariana, Moeda, Monjolos, Morada Nova de Minas, Ouro Preto, Paineiras, Pará de Minas, Piedade do Rio Grande,  Pompéu,  Resende Costa, Ressaquinha, Rio Piracicaba, Rio Vermelho,  Rubim, Stª Bárbara,  Stª Bárbara do Tugúrio, Stª Maria de Itabira, Santana de Pirapama,  Santana dos Montes, Stº Hipólito, S. Domingos do Prata, S. João del Rei, S. Tiago, Senhora dos Remédios, Serro, Sete Lagoas, Tiradentes e Três Marias).

Virginópolis


     Duas festas agitaram esta cidade do Leste de Minas, neste mês de janeiro: dia 11, a de 80 anos da nossa amiga, a premiada escritora Bernadete Campos; e, dia 25, a dos “95 janeiros” de D. Olga Coelho de Oliveira, “comemorados ao lado dos três irmãos – Elza, Dimas e Geraldo –, e rodeada por cerca de 200 sobrinhos e sobrinhos-netos, o que representa apenas a quarta parte dos descendentes de seus pais, Daniel e Mariana, vovô Daniel e vovó Nenê”. Já no próximo dia 1º, Íris Campos (Srª Nélson Coelho) reúne filhos, netos, bisnetos e amigos para soprarem 80 velas do seu bolo de aniversário.   

Guanhães






De volta ao lar-doce-lar, em Belo Horizonte, o casal (Foto: Facebook/Divulgação) José Flávio Rodrigues (de Ferros)/Diva Lage (Guanhães), depois de curtir férias por algumas das badaladas praias capixabas e baianas

Muriaé

     O “Festival Gastronomia na Serra”, realizado no distrito de Pirapanema, se revelou como um dos eventos culturais e gastronômicos mais importantes deste município da Zona da Mata. A programação de 2013 incluiu a 1ª Pedalada na Serra e a 3ª edição da Feira de Artesanato “Mãos que Criam”. O certame teve também shows, degustação de vinhos e comidas típicas, atividades turísticas e incentivo à cultura local, por meio de oficinas de artesanato e de gastronomia. A promoção foi das secretarias municipais de Turismo e Esportes de Muriaé, em parceria com a Fundarte.

Bom Sucesso

     Já cursando Arquitetura na conceituada Universidade Federal do Ceará (UFC), Anna Luísa Castanheira passou férias neste município do Centro-Oeste mineiro, ao lado dos pais José Maria e Layse, do irmão Luís Eduardo, e outros parentes, entre eles, a avó Dora Castanheira, por sinal, a primeira correspondente desta Coluna. Aos 17 anos de idade, a jovem estudante se prepara para embarcar para a França. Para orgulho de sua numerosa família, ela acaba de ser selecionada no Programa “Ciências Sem Fronteiras”, para fazer um ano de seu curso naquele país.

Mariana



Os concertos regulares e internacionais de organistas de renome mundial, no famoso Órgão da Sé, sempre encantam os que visitam a mais antiga cidade de Minas (Foto: NENO VIANNA/Barrocopres)

Tiradentes

     Conhecida também por seus festivais de gastronomia, essa histórica cidade, próxima a S. João Del Rei, voltou a movimentar a cultura do Campo das Vertentes. Com 29 longas-metragens e tendo como tema os processos audiovisuais de criação, a 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes foi aberta no Cine Tenda Bar Show, no Largo da Rodoviária. A seleção dos filmes está dividida entre produções cariocas, paulistas e mineiras, mas traz, também, produções da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Paraná. O evento, com obras distribuídas em sete categorias, encerra-se hoje, 1º de fevereiro, em três espaços de exibição.