domingo, 13 de dezembro de 2015

‘Segunda Musical’

Um recital, às 20h, com a pianista Eudóxia de Barros, vai encerrar, amanhã, dia 14, a temporada 2015 do Programa Segunda Musical, no Teatro da Assembleia (rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho), em Belo Horizonte. Suas interpretações vigorosas e cuidadosamente trabalhadas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda, de Bach a Beethoven e a Chopin, muitas delas registradas em CDs e DVDs. Ainda no programa, obras dos compositores Ernesto Lecuona, Dmitri Kabalewsky, Sergei Rachmaninoff, Osvaldo Lacerda, Ernesto Nazareth  e Louis Moreau Gottschalk. 

Divinópolis



Com muita ‘Bagagem’ poética, a consagrada escritora Adélia Prado completa 80 anos de vida, e, nesta data, recebe os cumprimentos de parabéns também desta Coluna (foto/Facebook)

Folia e Congado

Projeto de Lei (PL) 2.730/15, do deputado João Alberto, dispondo sobre a proteção e a preservação da Folia de Reis e Congado do Estado, teve parecer favorável de 1º turno na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas. O relator, deputado Bonifácio Mourão, opinou pela legalidade da matéria, na forma apresentada. A proposição pretende que o poder público promova a identificação e o levantamento desses eventos nas diversas regiões mineiras, para fins de proteção e preservação do patrimônio cultural. Agora, a Comissão de Cultura vai analisar o PL quanto ao mérito. 

Confins

Secretário estadual Altamir Rôso (E) e representantes da BH Airport, quando da assinatura do Protocolo de Intenções para fortalecer o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (foto: Osvaldo Afonso/Imprensa-MG) 

‘Projeto Elas’

A cantora, compositora e instrumentista da nova geração da MPB, Laiza Moraes, encerra, depois de amanhã, dia 15, o Projeto Elas 2015, idealizado e produzido por Tadeu Martins e Luiz Trópia, no Cine Theatro Brasil Valourec, em Belo Horizonte. O show, às 19h30, reúne canções autorais e releituras, como “Conto de Areia”, de Paulo César Pinheiro, imortalizada na voz de Clara Nunes; “Desenredo”, parceria de Dori Caymmi com Paulo César Pinheiro; “Baião Barroco”, de Juarez Moreira, dentre outras. Com formação erudita e popular, Laiza estudou teatro e dança, o que também compõe a sua atuação no palco. 

RECADO (Hoje, em Mariana; e, desde ontem, em BH – tem: ‘Choros de Câmara’ e ‘Harmonias’)