quarta-feira, 16 de abril de 2014

ALMG no Interior



Em uma semana mais curta devido ao feriado da Páscoa, a Assembleia Legislativa de Minas promove três atividades no Interior mineiro. Logo na segunda-feira, dia 14, os parlamentares estiveram, a pedido da deputada Luzia Ferreira, em Diamantina, na região Central do Estado; e em Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, para debater, respectivamente, a interiorização do Sistema Nacional de Cultura e o aumento da criminalidade na cidade. Já ontem, dia 15, os deputados foram a Ouro Branco, na região Central do Estado, para analisar a situação do crack e outras drogas na região.

Guanhães


Há mais de um século, as encenações da Semana Santa nesta cidade têm como um dos palcos, o Largo da antiga Matriz de S. Miguel e Almas (foto: Vander Andrade/Folha de Guanhães), hoje, tombada pelo Patrimônio

Bom Sucesso



Nesta quarta-feira santa, os fiéis desta cidade assistem missas, às 19h, nas Capelas São José e Cristo Rei, onde uma “Procissão do Depósito” já havia deixado, respectivamente, “Nossa Senhora, e seu Filho”. Logo em seguida, todos participam da “Procissão do Encontro”, que vai culminar com o simbolismo das imagens de Nossa Senhora das Dores e o Senhor dos Passos, frente a frente, na Praça Benjamin Guimarães. Lá, o culto frei Inácio José vai pregar o sempre aguardado “Sermão do Encontro”.

Mariana


Em sua primeira visita ao Interior, como novo governador de Minas, Alberto Pinto Coelho (E) participou, neste município, da inauguração do projeto da Quarta Usina de Pelotização da Samarco Mineração. Durante o evento (foto: Omar Freire/Imprensa MG), ele destacou a importância da votação do PL 5807, que trata do novo marco regulatório da mineração, e lamentou a lentidão do governo federal em aprovar a matéria no Congresso Nacional

Ouro Preto



Aqui, as principais cerimônias da Paixão ocorrem nessas quarta, quinta e sexta-feira santas, sábado santo e domingo de Páscoa nas igrejas da paróquia de Nossa Senhora do Pilar. No largo da Igreja do Rosário acontece a cerimônia do Lava-Pés. Procissões, ofícios, e celebrações se sucedem nos diversos templos da cidade. Para o domingo de Páscoa, quando se comemora a Ressurreição de Cristo, as ruas e fachadas são ornamentadas pela população, que fica em vigília durante toda a noite do sábado de Aleluia, e confecciona tapetes de serragem por onde passa a Procissão do Santíssimo Sacramento.

RECADO/Web