segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Mariana

O servidor Francisco Lima acaba de assumir a área de orientação patrimonial da Câmara Municipal. Agora, no Projeto Câmara de Portas Abertas, ele guia as visitas, mostrando a estrutura e o acervo da antiga Casa de Câmara e Cadeia. A visita consiste, inicialmente, em exibições de slides com informações, inclusive, iconográficas, sobre a fundação e urbanização da cidade e a criação da Câmara, em 1711.  Logo depois, os visitantes percorrem o interior da Câmara, e conhecem o seu entorno, como o primeiro armazém de Minas Gerais e a Capela de Nosso Senhor dos Passos, localizados atrás do casarão.

Ouro Preto

Representando o Museu da Inconfidência, a musicóloga Ângela Biason recebeu do diretor do Museu Imperial do Rio de Janeiro, Maurício Ferreira, o Diploma do Programa Memória do Mundo, da Unesco, por coleção documental (foto: Agnaldo Santos/Arquivo Nacional)

Varginha

Aprovado por oito votos a favor e seis contra, projeto do Executivo passou na Câmara Municipal, criando, no quadro geral dos servidores públicos, mediante prévia aprovação em concurso público, 30 cargos efetivos de “Agente Municipal de Trânsito”. Eles serão lotados na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, subordinados ao Demutran (Departamento Municipal de Trânsito). Aos agentes caberá a fiscalização, segurança e organização do trânsito, autuações decorrentes do descumprimento das normas estabelecidas na legislação, dentre outras ações inerentes ao setor, na cidade.  

Goianá

No Palácio Tiradentes, em BH, acaba de ser celebrado um acordo de Parceria Público Privada com o Consórcio Aeroporto Zona da Mata, que vai administrar o Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco (foto: Renato Cobucci/Imprensa MG)

Nova Região Metropolitana

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas acaba de aprovar parecer de 1º turno favorável ao PLC da deputada Liza Prado, que cria a Região Metropolitana de Uberlândia, que poderá integrar 66 municípios do Triângulo Mineiro. “Os estudos indicam a viabilidade de implementação de uma região metropolitana, e não de uma aglomeração urbana, motivo pelo qual apresentamos novo texto que retoma o intuito da proposição original”, opinou o relator, deputado Elismar Prado. Para ele, “a iniciativa vai permitir maior diálogo e interação entre os municípios”.  

RECADO/Web