sábado, 19 de abril de 2014

Paixão



A Semana Santa em Minas é sempre um atrativo a mais para movimentar o turismo religioso, principalmente, nas cidades históricas. Em Congonhas, a celebração conta com o teatro bíblico que acontece no adro da Basílica de Bom Jesus de Matosinhos junto aos profetas do mestre Aleijadinho, além dos rituais religiosos. Tapetes decoram as ruas e janelas são ornamentadas para as procissões e queima de Judas. Sabará preserva suas tradições. Procissões, encenações ao vivo de passagens da vida de Cristo, Lava-Pés, Descendimento da Cruz, Via-Sacra da Penitência, tudo isso acontece em clima de intensa fé.

Guanhães


O interior da Catedral de São Miguel é outro cenário em que são encenadas as passagens bíblicas na Semana Santa (foto: Vander Andrade/Folha de Guanhães), quando os fiéis guanhanenses têm oportunidade de renovarem a sua fé cristã

Paixão II




Os mistérios da Paixão são retratados com fervor em Diamantina, com encenações de quadros vivos representando a vida de Jesus até sua condenação à Morte, e Ressurreição, numa demonstração de religiosidade e fé. A celebração em São João Del Rei é a única no Brasil que preserva antigas tradições, como o uso do latim nos motetos, nas matinas e nas laudes, tocadas e cantadas. Essa tradição de fé se mantém por 300 anos em suas cerimônias religiosas. Perto daqui, tapetes espalhados pelas ruas de Tiradentes abrilhantam as procissões pelos Passos da cidade, que são abertos apenas nessa época do ano.

Teófilo Otoni


Encerrou-se, nessa Sexta-feira da Paixão, mais uma Feira do Peixe (foto/Klédson Moreira). O prefeito Getúlio Neiva espera que, ‘acima de tudo, o evento tenha sido um espaço de entretenimento e lazer para a população’, que, este ano, pôde também se deliciar com as mais variadas comidas típicas elaboradas com o peixe e seus derivados

Bom Sucesso



Adoração ao Santissimo, Ação Litúrgica da Morte do Senhor, Teatro da Paixão, Sermão e Descendimento da Cruz, além da Procissão do Enterro marcaram a Sexta-feira Santa nesta cidade, que ainda preserva a tradição de reviver, nessa época, os Passos da Paixão. Neste Sábado de Aleluia, das 7h às 12h, haverá, na Capela São José, o Beijo do Senhor Morto; e, às 20h, nessa Capela e na Igreja Matriz, a celebração da Vigília Pascal. O Domingo da Ressurreição terá missas às 8h e às 10h, na Igreja Matriz, e Procissão do Santíssimo e Nossa Senhora da Glória, da Capela Cristo Rei para a Praça da Padroeira.